sexta-feira, 15 de junho de 2007

Tirando o atraso II

Atividade do dia 18 de abril - nº 7

1. Você faz parte do Movimento Estudantil e é o presidente do DA da Comunicação. Elabore duas estratégias de comunicação para o seu DA, que possuam efeitos políticos, através da Internet. Explique-as.

- Criação de um site interativo do D.A., com espaço para votações e fóruns de debates. Este site aproximaria o Diretório Acadêmico dos alunos da comunicação (e vice-versa), permitindo que os acadêmicos apresentem suas opiniões e os membros do DA falem do trabalho que estão realizando.

- Criação de uma comunidade do Orkut, com a intenção de publicar as últimas notícias do D.A. e convocar os acadêmicos para reuniões com os membros do Diretório, fortalecendo os laços dos alunos com seus representantes e permitindo que opinem sobre as decisões do D.A..


2. Analise como as estratégias propostas na questão anterior podem ser melhoradas ou prejudicadas pelo uso das redes sociais. Explique.

Redes sociais fortalecem estas estratégias. A criação da comunidade do DA ou de um site facilitariam a comunicação entre os membros do DA e os acadêmicos do curso! Com o uso das redes sociais para a divulgação dos trabalhos do Diretório Acadêmico ou do site causariam uma aproximação positiva dos representantes com os alunos, de forma que as duas partes teriam influência na hora de decidir coisas como o tema de uma semana acadêmica, por exemplo.

3. O Orkut é uma remidiação? Explique.

Sim. Remidiação consiste em mudar o meio onde se propaga a mensagem. Desta forma, o Orkut poderia ser visto como a remidiação dos livros de recados que se fazia no colégio, ou até mesmo dos próprios blogs, que transparecem a opinião dos seus proprietários e permitem que seus amigos comentem sobre estas opiniões. O Orkut faz isso através das comunidades (que expressam ideologias do "dono" do profile), e também do serviço de scrapbooks e depoimento, que permitem que os amigos comentem coisas sobre ele.

4. O Youtube é uma forma de imidiação ou hipermidiação? Explique.


O Youtube - site que veicula vídeos postados por usuários cadastrados - é um exemplo de hipermidiação. O layout da página não permite que o espectador se envolva totalmente no vídeo, ressaltando o meio onde está sendo transmitido (no caso, a internet) por oferecer a possibilidade de ler os comentários de outros espectadores site ou até mesmo comentar o vídeo. O site também oferece diversas formas de compartilhar o vídeo com os amigos e também possibilita a visualização do perfil de quem o postou.

Outros fatores que não permitem que o espectador se envolva totalmente com o vídeo são o formato do vídeo (pequeno) e a qualidade (baixa), além da possibilidade de visitar diversos outros sites enquanto assiste ao vídeo, sem precisar dedicar-se totalmente à "tarefa". :P

5. Dentro de sua percepção, que relações existem entre o corpo humano e o ciberespaço? Explique e exemplifique.

Eu compartilho da visão de McLuhan, que diz que os meios de comunicação são extensões do corpo humano. Se encaramos o ciberespaço como um meio de comunicação, então ele funciona como a ampliação das capacidades humanas de formar laços sociais e de se comunicar (quando uso o messenger para falar com um amigo que mora na espanha, o programa funciona como um ampliador da minha capacidade de transmitir mensagens). Graças ao ciberespaço, imagens em tempo real podem ser transmitidas de várias partes do globo, aproximando as pessoas e aumentando a circulação das informações na sociedade!!!

Tirando o atraso

Atividade do dia 25 de maio - nº 9

Dar um exemplo de:


1) Apropriação:

A apropriação é uma prática quase cotidiana na internet. A todo o momento utilizamos ferramentas/programas de forma diferente daquela para o qual foram desenvolvidas! Todos os dias os funcionários de grandes empresas, com filiais espalhadas por todo o país e até no exterior, utilizam o MSN Messenger para se comunicarem com seus colegas de outras unidades, ou até para fazerem reuniões de negócios com clientes que moram em outras cidades.

2) Desvio: Um exemplo de desvio na internet é o site www.creditosgratiz.ubbihp.com.br. O site oferece a possibilidade de obter créditos gratuitos para celulares de diversas operadoras, mediante o download de um gerador. Esta prática é desonesta por dois motivos: um deles seria os próprios créditos gerados gratuitamente, já que este é um serviço exclusivo da operadora. O outro motivo é que os desavisados que por acaso "baixarem" este gerador terão um trojan instalado no computador.

3) Despesa improdutiva: O acesso ao Orkut por meio de proxys no ambiente de trabalho é uma despesa improdutiva. Esta prática consome o tempo que o funcionário deveria gastar trabalhando e também causa despesas com a conexão da internet paga pela empresa para o lazer do funcionário, sem trazer nenhum benefício para a empresa.

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Atividade 30/05/2007

1 - Procurar 3 exemplos de MOBILIDADE na cibercultura. Explicar.

Acesso ao gmail via celular: É possível conctar-se e compartilhar arquivos por e-mail de qualquer lugar, sem ser necessário o uso de um smartphone ou blackberry. Basta cadastrar o site do gmail nos endereços de um celular com browser para conectar-se (hoje em dia quase todos os celulares têm browser).

Pagamento de contas via internet: Você não precisa mais sair de casa e ir até o banco para pagar as suas contas do dia-a-dia (água, luz, telefone...) Basta uma senha especial para que seja possível pagá-las diretamente pelo computador, via internet. Assim funcionam também diversos sistemas como a venda de passagens (aéreas, rodoviárias e até ferroviárias), tornando possível ter todo o roteiro de viajem pronto antes de sair de casa!

Blackberry/Smarthphone: Muito menor do que um notebook, com o smarthphoe/blackberry você tem a internet na palma da mão! Todas as facilidades que a cibercultura oferece (inclusive as que estão aí em cima) podem ser facilmente acessadas de qualquer lugar, a qualquer hora.

2 - A MOBILIDADE também pode auxiliar a sociabilidade e as redes sociais. Explique como isso pode acontecer e dê um exemplo.

Os dispositivos móveis com acesso à rede de computadores facilitam o acesso aos meios que criam laços sociais (como o orkut ou o msn). Com isso o tempo de conexão é maior, o que aumenta as chances de conhecer alguém, ou fortalecer um laço afetivo. Por exemplo: posso estar no meio de uma festa chata e me conectar ao msn via blackberry, assim, entro em contato com os meus amigos e aproveito para contar a eles como a festa está chata! :P

3- O que é COMUNICAÇÃO UBÍQUA? Explique e exemplifique.

A Comunicação Ubíqua é generalizada entre dispositivos móveis e permite a comunicação de dados com os utilizadores. É a comunicação feita através de dispositivos móveis, sem cabos. Por exemplo, é a possibilidade de conversar via msn com meus amigos através do meu celular, sem a necessidade de ter um pc por perto.

4- O que a MOBILIDADE representa para a economia digital? Explique.

Quanto maior e melhor forem nossas conexões, mais forte serão nossos governos, negócios, ciência, cultura, educação... É assim que fortalecemos nossos laços sociais, criando capital que pode ser convertido em nossa vida social, só nos computadores, mas também no nosso ambiente de trabalho. Além disso, quem passa mais tempo conectado tem acesso às informações antes daqueles que esperam que elas saiam na tv ou no jornal. Claro que nem sempre as fontes são confiáveis, mas estas pessoas têm mais chances de, por exemplo, vender suas ações na bolsa de valores antes que elas caiam.

5- Como a COMUNICAÇÃO DIGITAL pode influenciar suas atividades profissionais? Explique.

A comunicação digital influencia diretamente no meu trabalho. todas as reportagens produzidas por mim para a CAIXA Federal em Pelotas são enviadas para aprovação na Matriz (em Brasília) via e-mail. A leitura é imediata e a resposta vem em, no máximo, 5 minutos. Sem este sistema, as reportagens sairiam da superintendência com atraso de dois dias, no mínimo.

quarta-feira, 16 de maio de 2007

De volta...

Atividade de Economia

1- Fazer uma busca nos sistemas:

Pesuisa por Daschund características



analisar:


a) Qual sistema deu maior número de resultados?

Google: 405 resultados

Altavista: 122 resultados

Yahoo: 119 resultados

Ask Jeeves: 5 resultados

b) Qual sistema apresentou mais resultados relevantes?

O Google!

c) Como aparecem os links patrocinados? Foram eficientes?

Aparecem no topo da tela, em cor diferente. Foram eficientes por que eram sites de canis que vendem cães da raça Daschund e, em sua maioria, explicavam características da raça,tais como temperamento, origem...

d) Qual sistema apresentou mais erros no resultado?

O Ask Jeeves. Me apresentou poucos resultados e nenhum deles falava das características da raça de forma séria e profissional. Eram apenas blogs de proprietários de cães "linguicinha" que falavam que as principais caracterísrica de seu cão é ser "esperto" e "fofuxo".

2- O que é uma Google Bombing? Pesquise.

A Google Bombing é um fenômeno causado por tentativas de influenciar a classificação de uma determinada página da web no mecanismo de procura do Google, normalmente usado para humor ou crítica política. Devido ao sistema utilizado pelo Google para classificar os sites, uma página terá uma classificação melhor caso haja um grande número de sites apontando para estes locais.

Google Bombing caseira:
O usuário escolhe uma palavra ser procurada : "mentiroso".
O usuário escolhe o website como alvo : "http://exemplo.com/".
O usuário cria um link como este : mentiroso.
O usuário coloca este código no seu website, em sua assinatura em fóruns, em blogs, etc.
O usuário fala com outras pessoas sobre a bomba pede para que façam uso dela em seus códigos.
O GoogleBot faz a indexação e ranking, resultando em http://google.com/search?q=mentiroso tendo a página web da vítima com o primeiro resultado.

3- Como a Google Bombing pode relacionar-se com a Economia de Links? Explique.

No Google Bombing a expressão procurada não está no site encontrado, e sim no link que aponta para ele. Se várias páginas fazem a mesma coisa, então a relevância da página é maior ela aparece nos primeiros resultados. Geralmente este recurso é usado para o humor, mas, se for direcionado para outro objetivo, como a promoção de um blog qualquer, então este site vai para o topo dos resultados de procura e se torna "famoso".

Algumas pessoas já perceberam a importância do Google Bombing para a economia de links e criaram formas de promover bons sites que antes não tinham tanta visibilidade. É o caso de portais de blog como o Interney. Cada blogueiro cadastrado no portal coloca um link direcionando para o site do portal, crindo uma espécie de Google Bombing que aumenta o número de acessos ao portal e permite que as pessoas "encontrem" estes blogs desconhecidos e naveguem por eles.

4 - Procure exemplos do novo trabalho na economia digital e relacione com a sociedade da
informação.

O "novo trabalho" aproveita as vantagens da internet/novas tecnologias para otimizar o aproveitamento do tempo de trabalho dos profissionais. Os computadores facilitam a vida dos trabalhadores técnicos (programadores, engenheiros...) e também dos intelectuais (escritores, jornalistas...), mas mais do que isso, a tecnologia possibilitou a criação de ocupações que dependem inteiramente das ferramentas tecnológicas. Um exemplo disso é o meu próprio trabalho de assessoria de imprensa, que consiste em elaborar releases, que são enviados por mim via e-mail para a Matriz CAIXA e que a Matriz, por sua vez, publica em um jornal interno virtual. Mas existe uma grande desvantagem neste sistema de trabalho, que é a dependência. A facilidade de transporte dos arquivos de trabalho (é possivel salvar tudo no pen drive, eliminando a necessidade de carregar várias pastas contendo muitos papéis) causou um aumento significativo no número de pessoas que levam trabalho para a casa. Outro característica do "novo trabalho" na sociedade é o fato de ser possível estar sempre conectado ao escritório através de blackberry, laptop, celular - é a sociedade da informação: pessoas que estão sempre conectadas, onde quer que estejam, recebendo e emitindo informações a todo momento!

5- Como os sistemas de busca influenciam a economia digital?

Influenciam por que o sistema de classificação dos sites promove as páginas e alavanca seu sucesso. Aparecer entre os primeiros resultados de uma pesquisa do Google é garantia de muitos links e vários acessos! :)

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Atividade do dia 25/04/2007

1- Encontrar, na web, um exemplo de pós-humano e ciborgue. Explicar.
Pós-humano: Meu exemplo é meu próprio blog!
É a forma de transcender a minha existência, de deixar as minhas palavras guardadas no ciberespaço para que possam ser lidas quando eu não estiver mais aqui.
É uma maneira de o conhecimento de adquiri para consultá-lo depois.
É uma forma de manter meus exercícios guardados para serem conferidos pela professora depois que eu me desconectar e for para a minha casa.
Já não depende mais de mim para existir - posso deixar de publicá-lo que ele continuará acessível - mas guarda parte da minha consciência e do meu conhecimento.
Ciborgue: Meu exemplo é o site "worth1000" http://www.worth1000.com/.
Estes fotógrafos são ciborgues metafóricos, já que precisam de máquina fotográfica e "photoshop" para exercer sua profissão que consiste, básicamente, em manipulação fotográfica. Sem estas "próteses" não seria possível realizar este trabalho.
2- Construir um avatar de si e de um colega.
Eu João Monteiro (www.joãofmonteiro.blogspot.com)
3 - Explicar como se deu o processo de identificação AVATAR-PESSOAS em seu trabalho.
Meu avatar: me identifica por que a boneca é baixinha, gordinha, tem cabelos compridos e vermelhos, além de olhos grandes. Está vestida com simplicidade, calça jeans e blusa branca. Também está acompanhada por um cãozinho, simbolizando minha paixão por animais (repare como eu deixo ele abusar, subindo na minha cabeça). O sorriso leve e disfarçado, revelando mais um traço marcante da minha personalidade: ironia (pelo menos é o que dizem...).
Avatar do João: é mais fácil encontrar traços de personalidade nos amigos do que em nós mesmos. O avatar do João é a prova disso. Além das características físicas como o corte e a cor do cabelo e o uso de óculos, eu inseri objetos que dão pistas sobre a personalidade e os gostos do meu colega. O grande sorriso mostra o alto-astral do João. A camiseta com estampa do Cartman mostrando a bunda simboliza a filosofia que ele adota: "seja você e não dê bola para o que os outros pensam". Ele carrega uma garrafinha de cerveja na mão esquerda, mostrando seu lado digamos... boêmio. Na cabeça tem um chapéuzinho de Peter-Pan, uma alusão ao teatro (sua paixão) e ao personagem que interpreta (o próprio Peter-Pan).

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Attividade 5 - 11/04/2007

1-Procurar um exemplo de cada modelo de rede e explicar.

Para a análise utilizei o site fotolog.net.

Modelo de Redes Igualitárias: No modelo de Redes Igualitárias, a conexão pode ser feita com qualquer nó, em igualdade de possibilidades de novas conexões entre eles.
No caso do Fotolog, os "flogueiros" podem adicionar qualquer outro flog ao seu, através do sistema de amigos. Não há como impedir este processo, nem como proibir alguém de adicionar seu fotolog ao dele (pelo menos não havia quando eu utilizava o sistema...).

Modelo de Mundos Pequenos: O modelo de Mundos Pequenos tem como base a "teoria dos seis graus de separação", que mostra que todas as pessoas estão separadas em, no máximo, seis graus umas das outras.
Isto é muito fácil de perceber no fotolog. Basta alguns cliques para encontrar alguem conhecido entre os amigos do outro. As vezes, dá até para encontrar a si mesmo nesta brincadeira. Acabo de fazer esta experiência...
Comecei a pesquisa pelo google: "fotolog cachorro"
entrei no link que apontava para www.fotolog.net/fotodogs e lá comecei a garimpar os amigos.
Encontrei entre os "relacionados" o fotolog da colega Mônica Jorge (/monyfofinha), lá achei o da outra colega, Natália King (/nehfii). No fotolog da Natália, reencontrei uma amiga de infância, Luciana Garcia (/luciana_luly). Mexericando no fotolog da Lú, achei uma amiga grande amiga, Laura Teixeira (/lalazinha_1986). no flog dela, uma surpresa maior ainda: EU!

Modelo de Redes Sem Escalas: É a teoria dos conectores - pessoas "megapopulares" que conhecem muita gente e ampliam/constroem muitas redes.
O fotolog tem flogs que agregam muita gente, como aqueles que hospedam fotos de celebridades. As pessoas acabam se conhecendo por ali e ,ao perceberem que têm interesses em comum, formam novas redes de relacionamentos.


2- Qual modelo, na sua opinião, poderia ser aplicado ao Orkut? Explique

Todos podem ser aplicados ao Orkut mas, na minha opinião, a principal delas é a teoria dos Mundos pequenos. Todo o sistema do Orkut se baseia nesta teoria! É ela que permite que nós reencontremos amigos de infância, até facilitando o processo. Se quero encontrar um amigo da escola, basta entrar na comunidade do meu colégio (ou criar uma), se ele tem orkut, é quase certo que estará lá.

3- De que maneira o ciberespaço atua na construção de redes sociais? Explique.

O ciberespaço conecta os computadores em rede. Esta conexão apresenta uma infinidade de caminhos para encontrarmos novos amigos, e formarmos novas redes. Embora os laços criados no meio virtual sejam - normalmente - fracos, eles são importantes para a nossa vida em sociedade e úteis para atingir alguns objetivos.

quarta-feira, 28 de março de 2007

Atividade do dia 28/03/2007

Exercício 5

1) Escolher um blog, fotolog, fórum, canal de chat ou Orkut e analisar.

O blog escolhido para análise foi o Cute Pink - http://cutepink.zip.net/index.html.

Minha idéia era procurar um blog bem colegial, cuja autora fosse uma daquelas "patricinhas" que se enquadrasse na faixa etária dos 10 aos 14 anos.

Para cumprir meu objetivos, usei no Google as key words "pink", "meigo", "fofuxu" e "miguxinha". :P


Alvo localizado, vamos partir para a análise...

a) Que formas de capital social são perceptíveis nas interações? Explicar.

A maioria das pessoas que comentam no blog da "Nathy" são amigos virtuais, que trocam visitas e comentários entre blogs. O laço impessoal é fraco e não gera muito capital social mas mesmo assim estas pessoas são consideradas amigas e até merecedoras e menções nos posts da guria, embora sejam tratados como parceiros de negócios. Dá para perceber claramente em inúmeros cometários que a relação é de troca: Se me colocares em destaque no teu blog, te coloco no meu.

Se pudermos considerar a quantidade de pedidos de destaque como um indício de capital social (mesmo que as pessoas não se conheçam e o ambiente seja virtual) então a "Nathy" goza de grande capital.

Ex.: Post do dia 25/04/2006 - "Simm.. sou destque em dois blogs.. uêuêuêuêuê!! Muito obrigada meninas! http://www.carolvideiro.blogger.com.br/ e http://www.stupid-feeling.blogger.com.br/"

Comentários do dia 14/05/2006 -

" [BabiPatty] Hello, possos er destaque?? please? bjoo"

" [Laura] oiiiii seu blog é lindo d+++ amei! parabéns mesmo, viu? ;P posso ser destaque aki? bjinhux..."


b) Que tipos de laços sociais são identificáveis? Explicar.

Como eu já tinha observado na questão anterior, a maioria das pessoas que acessam o blog da "Nathy" são amigos virtuais e parceiros de interesse, mas, se procurarmos bem, encontraremos laços sociais um pouquinho mais fortes , como as "miguxinhaaas" abaixo:

Comentário do dia 07/05/2006 - "[Paulinha] ;D Quem me dera ter essas notas.. agora ando mto preocupada com o estudos =/ enfimm =D Blog lindo e achei u destake mtoo merecido! Bjinho ah, estou de new lay miguxaa =D"

Comentário do dia 06/04/2006 - "[Amanda] Oiiii miga !! Seu blog ta mt lindo viu ? Nunca desista dele ... amei mesmo nota 20000 !! Passa la no meu qd vc tiver um tempinho ta ? Beijinhos com cheiro de morango !!"

Chego a conclusão que 90% dos laços sociais feitos neste blog são associativos. As pessoas se relacionam através da idéia de amizades virtuais, blogs e coisas fofinhas. O que mais interessa é a oportunidade de virar destaque no blog desta menina popular mas, irônicamente, o que menos importa é o assunto do blog: a vida da Natália.

c) Pode-se dizer que há comunidades virtuais no seu exemplo? Explique
A comunidade virtual se forma através dos interesses em comum. No caso do Cute Pink não há um assunto pré-definido, mas o ambiente do blog e como melhorá-lo estão em pauta em quase todas as postagens. Isso pode ser considerado uma comunidade virtual? Pessoalmente acredito que não. há conflitos de idéias e os assuntos são entrecortados. Além disso, não há relacionamento entre os leitores do blog e eles nunca discutem um assunto em particular. Não há formação de idéias. Não há tese nem antítese. Não há um assunto específico. Não há um núcleo de interesse. Não há um feedback, um retorno ao blog para saber se alguém respondeu ao seu comentário (exceto a autora dos posts, que escreve com a clara intenção de gerar comentários.) Portanto, não há comunidade virtual.


2) Procurar um exemplo de meme na Internet. Explicar.
Meme encontrado no Blog do Cardoso: "As 5 besteiras que me irritam"
http://www.carloscardoso.com/2007/01/04/mini-meme-5-besteiras-que-me-irritam/

A idéia é fazer uma pequena lista de cinco coisas que irritam o dono do blog, explicando cada uma delas. Missão cumprida, o blogueiro repassa a brincadeira (através de "maldição") para outros 5 amigos blogueiros que, por sua vez, responderão e repassarão a brincadeira para outros 5 amigos blogueiros que, por sua vez...

A coisa se espalha como se fosse plano de marketing viral.

O meme consiste em uma idéia qualquer, que é reproduzida por outras pessoas, quer sejam "amaldiçoadas", quer achem bonitinho/interessante/divertido.

quarta-feira, 21 de março de 2007

Atividade 4 - 21/03/2007

1- Pode-se dizer que o ciberespaço "virtualiza" os espaços concretos? De que forma?


Sim! O ciberespaço virtualiza os espaços concretos na medida em que os transforma em "informação". As representações imagéticas do real são digitalizadas e colocadas na rede de forma a tornar este local acessível a partir de qualquer computador. Eu nunca fui à França, mas conheci algumas obras do Louvre hoje, ao passear no ciberespaço do museu!


2 - Pode-se dizer que o ciberespaço complexifica os espaços concretos? Por que?


Sim! Complexifica por que agrega informações à imagem do real. Por exemplo: A imagem da Monalisa no ciberespaço do museu do Louvre acompanhada por informações sobre a obra.


3- Virtualize um espaço concreto:


Prepare-se.....

Você nunca viu virtualização igual!!!!





Esta é a (suposta) virtualização do edifício onde moro. É uma imagem virtual hospedada no ciberespaço do meu blog! Ela só representa algo que existe no mundo físico, mas não dá dimensões de como é a imagem real! Talvez uma foto fosse mais eficaz! :P

Enfim, como eu só podia confiar no meu "talento" para o paint esta foi a melhor forma que consegui de trazer para o ciberespaço um espaço real. Por outro lado, eu também poderia ter virtualizado este espaço usando palavras, como uma descrição detalhada do lugar!










quarta-feira, 7 de março de 2007

Gincana II 07/03/2007.

Heroes
O episódio "Don't Look Back" pertence à série americana "Heroes", cujo mote é um grupo de "super heróis". Alguns têm poderes patéticos, como manipular máquinas eletrônicas apenas com o toque (controle remoto humano?!) e outros realmente interessantes, como pintar o futuro.
Embora eu nunca tenha visto Heroes, ela me lembrou um pouquinho Lost, com sua trama complicada e cheia de mistérios e a necessidade de usar a internet para poder entender melhor a história.
Outra coisa que eu observei foi a semelhança de Heroes com a HQ X-Men, por que tem uma personagem com poderes de "Vampira", mas principalmente por que existe um time de super-heróis bonzinhos e outro de malvadões. Isso deixa a dusputa mais interessante, por que não há nada mais sem-graça do que um super-herói totalmente indestrutível! :P
Usei achar o que procurava foi muito fácil. Fiz uma busca pelo Google e cliquei em "Estou com Sorte" (link associativo). O site que abriu foi http://heroesbrasil.blogspot.com/, muito completo e, para a minha surpresa, em português - o que significa que os brasileiros têm procurado várias informações a respeito da série.
Como o site era um blog, pude contar com diversos links estruturais, organizados pelo nome do post, assim, pude procurar diretamente pelo assunto que me interessava.

Gincana 07/03/2007


1 - Jogo Canibais x Padres


Embora, a principio, o hipertexto tenha atrapalhado (e muito) devido à não-linearidade, no final, percebe-se a vantagem de poder criar diferentes caminhos lógicos para seguir. Pensando em uma ação de cada vez e analisando o hipertexto escolhido com cuidado, para ver para onde ele "vai", conseguimos concluir o jogo. Como nossa "cabeça" funciona com Hipertexto e não links, é sempre possivel voltar pelo mesmo caminho!


Assim - ufa - deu para acabar o joguinho dos canibais, chegando a uma conclusão bem óbvia, como se nossos olhos estivessem vendados e, de repente, pudéssemos ver com clareza. Chega a ser irritante!!!!!

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Atividade 2 - 28/02/2007

Encontrar dois exemplos de cada uma das características da Internet:
a) Velocidade
b) Hipertextualidade
c) Interatividade
d) Convergência de Mídias

Site analisado: wikipedia.com

1 - VELOCIDADE?

Na velocidade das pesquisas. Em menos de 1 segundo encontrei 60 resultados ao procurar pelo meu nome na Wikipédia em inglês.

Tão logo um artigo é criado na Wiki, ele já pode ser editado pelo próprio autor ou por outras pessoas (previamente cadastradas no sistema).

O site é relativamente leve, pois não possui muitas imagens, embora tenha um grande banco de dados. Com uma boa conexão é muito rápido de "abrir"!

2- HIPERTEXTUALIDADE?

Ao fazer uma pesquisa qualquer o site apresenta uma infinidade de links, possibilitando a escolha do assunto que mais se aproxima do resultado esperado pelo pesquisador. Dentro de cada artigo ainda é possível encontrar uma seção chamada "Ligações Externas", que traz mais uma grande quantidades de links independentes da Wikipédia, mas relacionados com a pesquisa.

A própria web (world web wide) é um grande sistema de hipertexto. Tudo dentro dela se relaciona e nada é totalmente independente. Por isso é tão fácil se "perder" navegando na web. Um site SEMPRE "acaba" em outro. Até mesmo um inocente anuncio do Mercado Livre nos leva direto para o fórum de possiveis compradores do produto!

3- INTERATIVIDADE?

A proposta da Wikipédia é ser uma "enciclopédia livre". Isso significa que cada usuário cadastrado pode alterar/adicionar livremente artigos no sistema. Além disso, o site PROVOCA a participação, selecionando palavras do texto que ainda não possuem artigos relacionados e solicitando ao internauta que crie estes artigos.

A Wikipedia também permite que se crie fóruns de discussão a respeito de cada artigo e mostra um pequeno histórico de alterações que ele sofreu.

A Interatividade também acontece quando o pesquisador "faz parte do processo" de pesquisa. Ele acessa o site, pesquisa, escolhe o link que melhor se relaciona com os resultados que ele espera e trabalha este texto como preferir. Isto é INTERATIVIDADE e não acontece só na Internet! Este mesmo processo acontecia quando, na escola, pesquisávamos a enciclopédia Barsa, assim, interagíamos com o livro, com o dever.

4 - CONVERGÊNCIA DE MÍDIA?

A mídia é, por definição, o MEIO onde a comunicação acontece. Ao apresentar textos e imagens a wikipédia está utilizando várias "mídias" para sustentar seus artigos.

A Wiki também possui artigos que se relacionam a rádios on-line, arquivos de áudio e vídeos (geralmente hospedados no you tube).

Atividade 1 - 28/02/2007

Teste