quarta-feira, 28 de março de 2007

Atividade do dia 28/03/2007

Exercício 5

1) Escolher um blog, fotolog, fórum, canal de chat ou Orkut e analisar.

O blog escolhido para análise foi o Cute Pink - http://cutepink.zip.net/index.html.

Minha idéia era procurar um blog bem colegial, cuja autora fosse uma daquelas "patricinhas" que se enquadrasse na faixa etária dos 10 aos 14 anos.

Para cumprir meu objetivos, usei no Google as key words "pink", "meigo", "fofuxu" e "miguxinha". :P


Alvo localizado, vamos partir para a análise...

a) Que formas de capital social são perceptíveis nas interações? Explicar.

A maioria das pessoas que comentam no blog da "Nathy" são amigos virtuais, que trocam visitas e comentários entre blogs. O laço impessoal é fraco e não gera muito capital social mas mesmo assim estas pessoas são consideradas amigas e até merecedoras e menções nos posts da guria, embora sejam tratados como parceiros de negócios. Dá para perceber claramente em inúmeros cometários que a relação é de troca: Se me colocares em destaque no teu blog, te coloco no meu.

Se pudermos considerar a quantidade de pedidos de destaque como um indício de capital social (mesmo que as pessoas não se conheçam e o ambiente seja virtual) então a "Nathy" goza de grande capital.

Ex.: Post do dia 25/04/2006 - "Simm.. sou destque em dois blogs.. uêuêuêuêuê!! Muito obrigada meninas! http://www.carolvideiro.blogger.com.br/ e http://www.stupid-feeling.blogger.com.br/"

Comentários do dia 14/05/2006 -

" [BabiPatty] Hello, possos er destaque?? please? bjoo"

" [Laura] oiiiii seu blog é lindo d+++ amei! parabéns mesmo, viu? ;P posso ser destaque aki? bjinhux..."


b) Que tipos de laços sociais são identificáveis? Explicar.

Como eu já tinha observado na questão anterior, a maioria das pessoas que acessam o blog da "Nathy" são amigos virtuais e parceiros de interesse, mas, se procurarmos bem, encontraremos laços sociais um pouquinho mais fortes , como as "miguxinhaaas" abaixo:

Comentário do dia 07/05/2006 - "[Paulinha] ;D Quem me dera ter essas notas.. agora ando mto preocupada com o estudos =/ enfimm =D Blog lindo e achei u destake mtoo merecido! Bjinho ah, estou de new lay miguxaa =D"

Comentário do dia 06/04/2006 - "[Amanda] Oiiii miga !! Seu blog ta mt lindo viu ? Nunca desista dele ... amei mesmo nota 20000 !! Passa la no meu qd vc tiver um tempinho ta ? Beijinhos com cheiro de morango !!"

Chego a conclusão que 90% dos laços sociais feitos neste blog são associativos. As pessoas se relacionam através da idéia de amizades virtuais, blogs e coisas fofinhas. O que mais interessa é a oportunidade de virar destaque no blog desta menina popular mas, irônicamente, o que menos importa é o assunto do blog: a vida da Natália.

c) Pode-se dizer que há comunidades virtuais no seu exemplo? Explique
A comunidade virtual se forma através dos interesses em comum. No caso do Cute Pink não há um assunto pré-definido, mas o ambiente do blog e como melhorá-lo estão em pauta em quase todas as postagens. Isso pode ser considerado uma comunidade virtual? Pessoalmente acredito que não. há conflitos de idéias e os assuntos são entrecortados. Além disso, não há relacionamento entre os leitores do blog e eles nunca discutem um assunto em particular. Não há formação de idéias. Não há tese nem antítese. Não há um assunto específico. Não há um núcleo de interesse. Não há um feedback, um retorno ao blog para saber se alguém respondeu ao seu comentário (exceto a autora dos posts, que escreve com a clara intenção de gerar comentários.) Portanto, não há comunidade virtual.


2) Procurar um exemplo de meme na Internet. Explicar.
Meme encontrado no Blog do Cardoso: "As 5 besteiras que me irritam"
http://www.carloscardoso.com/2007/01/04/mini-meme-5-besteiras-que-me-irritam/

A idéia é fazer uma pequena lista de cinco coisas que irritam o dono do blog, explicando cada uma delas. Missão cumprida, o blogueiro repassa a brincadeira (através de "maldição") para outros 5 amigos blogueiros que, por sua vez, responderão e repassarão a brincadeira para outros 5 amigos blogueiros que, por sua vez...

A coisa se espalha como se fosse plano de marketing viral.

O meme consiste em uma idéia qualquer, que é reproduzida por outras pessoas, quer sejam "amaldiçoadas", quer achem bonitinho/interessante/divertido.

Nenhum comentário: