quarta-feira, 25 de abril de 2007

Atividade do dia 25/04/2007

1- Encontrar, na web, um exemplo de pós-humano e ciborgue. Explicar.
Pós-humano: Meu exemplo é meu próprio blog!
É a forma de transcender a minha existência, de deixar as minhas palavras guardadas no ciberespaço para que possam ser lidas quando eu não estiver mais aqui.
É uma maneira de o conhecimento de adquiri para consultá-lo depois.
É uma forma de manter meus exercícios guardados para serem conferidos pela professora depois que eu me desconectar e for para a minha casa.
Já não depende mais de mim para existir - posso deixar de publicá-lo que ele continuará acessível - mas guarda parte da minha consciência e do meu conhecimento.
Ciborgue: Meu exemplo é o site "worth1000" http://www.worth1000.com/.
Estes fotógrafos são ciborgues metafóricos, já que precisam de máquina fotográfica e "photoshop" para exercer sua profissão que consiste, básicamente, em manipulação fotográfica. Sem estas "próteses" não seria possível realizar este trabalho.
2- Construir um avatar de si e de um colega.
Eu João Monteiro (www.joãofmonteiro.blogspot.com)
3 - Explicar como se deu o processo de identificação AVATAR-PESSOAS em seu trabalho.
Meu avatar: me identifica por que a boneca é baixinha, gordinha, tem cabelos compridos e vermelhos, além de olhos grandes. Está vestida com simplicidade, calça jeans e blusa branca. Também está acompanhada por um cãozinho, simbolizando minha paixão por animais (repare como eu deixo ele abusar, subindo na minha cabeça). O sorriso leve e disfarçado, revelando mais um traço marcante da minha personalidade: ironia (pelo menos é o que dizem...).
Avatar do João: é mais fácil encontrar traços de personalidade nos amigos do que em nós mesmos. O avatar do João é a prova disso. Além das características físicas como o corte e a cor do cabelo e o uso de óculos, eu inseri objetos que dão pistas sobre a personalidade e os gostos do meu colega. O grande sorriso mostra o alto-astral do João. A camiseta com estampa do Cartman mostrando a bunda simboliza a filosofia que ele adota: "seja você e não dê bola para o que os outros pensam". Ele carrega uma garrafinha de cerveja na mão esquerda, mostrando seu lado digamos... boêmio. Na cabeça tem um chapéuzinho de Peter-Pan, uma alusão ao teatro (sua paixão) e ao personagem que interpreta (o próprio Peter-Pan).