quarta-feira, 25 de abril de 2007

Atividade do dia 25/04/2007

1- Encontrar, na web, um exemplo de pós-humano e ciborgue. Explicar.
Pós-humano: Meu exemplo é meu próprio blog!
É a forma de transcender a minha existência, de deixar as minhas palavras guardadas no ciberespaço para que possam ser lidas quando eu não estiver mais aqui.
É uma maneira de o conhecimento de adquiri para consultá-lo depois.
É uma forma de manter meus exercícios guardados para serem conferidos pela professora depois que eu me desconectar e for para a minha casa.
Já não depende mais de mim para existir - posso deixar de publicá-lo que ele continuará acessível - mas guarda parte da minha consciência e do meu conhecimento.
Ciborgue: Meu exemplo é o site "worth1000" http://www.worth1000.com/.
Estes fotógrafos são ciborgues metafóricos, já que precisam de máquina fotográfica e "photoshop" para exercer sua profissão que consiste, básicamente, em manipulação fotográfica. Sem estas "próteses" não seria possível realizar este trabalho.
2- Construir um avatar de si e de um colega.
Eu João Monteiro (www.joãofmonteiro.blogspot.com)
3 - Explicar como se deu o processo de identificação AVATAR-PESSOAS em seu trabalho.
Meu avatar: me identifica por que a boneca é baixinha, gordinha, tem cabelos compridos e vermelhos, além de olhos grandes. Está vestida com simplicidade, calça jeans e blusa branca. Também está acompanhada por um cãozinho, simbolizando minha paixão por animais (repare como eu deixo ele abusar, subindo na minha cabeça). O sorriso leve e disfarçado, revelando mais um traço marcante da minha personalidade: ironia (pelo menos é o que dizem...).
Avatar do João: é mais fácil encontrar traços de personalidade nos amigos do que em nós mesmos. O avatar do João é a prova disso. Além das características físicas como o corte e a cor do cabelo e o uso de óculos, eu inseri objetos que dão pistas sobre a personalidade e os gostos do meu colega. O grande sorriso mostra o alto-astral do João. A camiseta com estampa do Cartman mostrando a bunda simboliza a filosofia que ele adota: "seja você e não dê bola para o que os outros pensam". Ele carrega uma garrafinha de cerveja na mão esquerda, mostrando seu lado digamos... boêmio. Na cabeça tem um chapéuzinho de Peter-Pan, uma alusão ao teatro (sua paixão) e ao personagem que interpreta (o próprio Peter-Pan).

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Attividade 5 - 11/04/2007

1-Procurar um exemplo de cada modelo de rede e explicar.

Para a análise utilizei o site fotolog.net.

Modelo de Redes Igualitárias: No modelo de Redes Igualitárias, a conexão pode ser feita com qualquer nó, em igualdade de possibilidades de novas conexões entre eles.
No caso do Fotolog, os "flogueiros" podem adicionar qualquer outro flog ao seu, através do sistema de amigos. Não há como impedir este processo, nem como proibir alguém de adicionar seu fotolog ao dele (pelo menos não havia quando eu utilizava o sistema...).

Modelo de Mundos Pequenos: O modelo de Mundos Pequenos tem como base a "teoria dos seis graus de separação", que mostra que todas as pessoas estão separadas em, no máximo, seis graus umas das outras.
Isto é muito fácil de perceber no fotolog. Basta alguns cliques para encontrar alguem conhecido entre os amigos do outro. As vezes, dá até para encontrar a si mesmo nesta brincadeira. Acabo de fazer esta experiência...
Comecei a pesquisa pelo google: "fotolog cachorro"
entrei no link que apontava para www.fotolog.net/fotodogs e lá comecei a garimpar os amigos.
Encontrei entre os "relacionados" o fotolog da colega Mônica Jorge (/monyfofinha), lá achei o da outra colega, Natália King (/nehfii). No fotolog da Natália, reencontrei uma amiga de infância, Luciana Garcia (/luciana_luly). Mexericando no fotolog da Lú, achei uma amiga grande amiga, Laura Teixeira (/lalazinha_1986). no flog dela, uma surpresa maior ainda: EU!

Modelo de Redes Sem Escalas: É a teoria dos conectores - pessoas "megapopulares" que conhecem muita gente e ampliam/constroem muitas redes.
O fotolog tem flogs que agregam muita gente, como aqueles que hospedam fotos de celebridades. As pessoas acabam se conhecendo por ali e ,ao perceberem que têm interesses em comum, formam novas redes de relacionamentos.


2- Qual modelo, na sua opinião, poderia ser aplicado ao Orkut? Explique

Todos podem ser aplicados ao Orkut mas, na minha opinião, a principal delas é a teoria dos Mundos pequenos. Todo o sistema do Orkut se baseia nesta teoria! É ela que permite que nós reencontremos amigos de infância, até facilitando o processo. Se quero encontrar um amigo da escola, basta entrar na comunidade do meu colégio (ou criar uma), se ele tem orkut, é quase certo que estará lá.

3- De que maneira o ciberespaço atua na construção de redes sociais? Explique.

O ciberespaço conecta os computadores em rede. Esta conexão apresenta uma infinidade de caminhos para encontrarmos novos amigos, e formarmos novas redes. Embora os laços criados no meio virtual sejam - normalmente - fracos, eles são importantes para a nossa vida em sociedade e úteis para atingir alguns objetivos.